terça-feira, 19 de abril de 2011

DICAS PARA PREPARAÇÃO XR TORNADO 250


Honda XR 250 Tornado

Postado em 19. ABRIL, 2011 por RODRIGO SMITH in Motos
  Esta moto foi lançada pela Honda num momento muito especial do mercado.    
    O motociclismo off road estava em franco crescimento com muita gente iniciando nas diversas modalidades do esporte e, ao mesmo tempo, o dólar subindo para as alturas e jogando um balde de água fria no seguimento das importadas especiais.

    A Tornado oferece uma opção bem mais econômica que as importadas e, quando bem preparada, tem um desempenho bastante satisfatório.

Além disso seu preço não cai tanto após o uso e pode ser montada e vendida como moto de rua o que garante uma maior liquidez.

Suas peças de reposição não são cotadas em dólar e são facilmente encontradas nas mais de 500 concessionárias Honda espalhadas pelo país.

PONTOS POSITIVOS:

A Tornado tem um bom projeto. sua ciclística é seu ponto forte e segue a boa tradição da Honda nesse aspecto, a posição de pilotagem é muito boa e o conjunto assento, tanque, laterais, pedaleiras e quidão foram bem projetados para o uso off e permitem boa movimentação do piloto.

É uma moto resistente ao uso pesado, seu freio dianteiro é muito bom, a opção pelo freio traseiro a tambor foi considerada um "pecado" na época do lançamento, mas na trilha ele surpreende pela boa vedação e progressividade, só perdendo para o disco na freqüência de manutenção.

A moto tem uma boa altura do solo e os pedais ficam numa posição razoavelmente bem protegida. Seu motor tem uma tecnologia bastante atual com duplo comando de válvulas e quatro válvulas por cilindro.

O câmbio de seis marchas também ajuda com um bom escalonamento das marchas.

A partida elétrica facilita muito a vida do piloto. Os aros são da melhor qualidade DID, japoneses, e a balança traseira é de alumínio.


TEM COISA QUE PRECISA MELHORAR:

No uso off road a Tornado tem vários pontos que deixam um pouco a desejar, e é aí que a TECNO RACING entra:

PESO:

A Tornado é uma moto pesada em comparação com as importadas, por isso todos acessórios desnecessários devem ser removidos. Algumas peças de ferro e aço podem ser trocadas por alumínio.

Para compensar a moto tem seu centro de gravidade muito baixo, o que dá uma sensação de leveza e agilidade na hora da pilotagem.

CARBURAÇÃO:

Seu carburador é do tipo à vácuo, e precisa de ser preparado para que a resposta do motor seja mais rápida nas acelerações.

FILTRO DE AR:

O original é de papel e com vedação precária, inadequado para situações de muita poeira.

Além disso tem uma entrada de ar muito restrita devendo ser modificado.

ESCAPAMENTO:

Muito pesado e muito fechado visando atender às normas da legislação anti ruído. Tem de ser trocado por um escape mais livre. Obs: não basta colocar uma ponteira que faça mais barulho.

É importante que o escape seja dimensionado corretamente para que haja ganho de potência e resposta de aceleração.

IGNIÇÃO:

Existe um limitador eletrônico que "corta" a subida de giro muito cedo.

GUIA DE CORRENTE:

O original é precário e deve ser trocado por um mais eficiente.

RELAÇÃO DE TRANSMISSÃO:

A original é muito "longa" devendo ser reduzida.

PNEUS:

Do tipo on-on-off, devem ser substituídos por pneus de cross.
É necessário instalar travas para que os pneus não girem no aro quando calibrados à baixa pressão.

SUSPENSÕES:

Este item merece a maior atenção e muitos pilotos não dão a devida importância para uma suspensão bem ajustada.

A tornado tem suspensões muito macias para o off road o que afeta dramaticamente uma pilotagem mais rápida.

Além disso teve seu curso reduzido para permitir aos pilotos mais baixos deslizar as canelas e diminuir a altura da moto, o que acaba por prejudicar o desempenho e reduzir a altura livre do solo.

Fonte: www.tecnoracing.com.br . . .


+ RODRIGO SMITH


4 comentários:

  1. ola amigo, coloquei um kit 293 na minha tornado, gostaria que vc me desse uma dica qual grau de comando bravo colocar e o que fazer no carburardor, minha tornado e 2007-2008 com kit 293, desde ja muito obrigado, sou FERNANDO ORNELAS. DE RESPLENDOR MINAS GERAIS.

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  2. vc deve turbina seu carburador veja videos esplicativos no youtube

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  3. Como eu faço para preparar o filtro de ar da xr250 tornado, para trilhar por que entrar água muito fácil e já tentei di todas as formas possíveis para melhorar mas ñ tem geito ñ

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  4. na minha tornado eu vedei a entrada de ar lateral e coloquei uma entrada novo na parte de cima da caixa!! ficou show e não preciso mais me preocupar com questão de entrar agua!!

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